COM OS PÉS EM TERRA FIRME
Durante os quase 4 bilhões de anos desde que a vida surgiu na Terra, a evolução produziu várias metamorfoses maravilhosas. Uma das mais espetaculares foi, com certeza, aquela que, a partir dos peixes com nadadeiras lobadas, originou as criaturas terrestres portadoras de membros e dedos.
Hoje esse grupo, os tetrápodes, reúne desde pássaros e seus ancestrais dinossauros até lagartos, anfíbios e mamíferos, incluindo a espécie humana. Alguns desses animais tiveram seus membros modificados ou eliminados, mas seu ancestral comum tinha dois membros anteriores e dois membros posteriores, em que antes havia nadadeiras.
Cerca de 360 milhões de anos atrás, Acanthostega, um tetrápode primitivo, sobe à tona em um pântano onde é hoje a Groenlândia. Embora esse animal tivesse quatro pernas, ele não seria capaz de sustentar o próprio peso fora da água. Desse modo, parece que seus membros inicialmente funcionaram para ajudar o animal a erguer a cabeça para fora da água mal oxigenada do pântano, para poder respirar. Somente mais tarde, eles descobriram sua utilidade em terra firme.
Revista Scientific American Brasil – ano 4 – no 44 – Janeiro de 2006, com adaptações.
Considerando o tema do texto e as informações relatadas nele, pode-se afirmar que
todos os animais mencionados no texto possuem como características em comum a notocorda, as fendas faringeanas e o tubo nervoso dorsal.
os peixes com nadadeiras lobadas mencionados no texto pertencem ao subfilo Vertebrata, superclasse Reptilia.
os primeiros tetrápodes foram provavelmente os répteis, animais com exoesqueleto queratinoso com escamas.
a pele dos animais citados no texto oferecia resistência à desidratação, o que favoreceu a ocupação do ambiente terrestre.
a ausência de mandíbula favorecia a diversidade de alimentação dos animais citados no texto, possibilitando que eles continuassem aquáticos.