Com o renascimento comercial e urbano, o aparecimento da burguesia, classe ligada ao comércio, e a formação das monarquias nacionais, a cultura europeia também sofreu alterações. Essas transformações culturais aprofundaram-se nos séculos XIV-XVI, ficando conhecidas como Renascimento. Representavam os valores da burguesia, classe social em ascensão. Manifestaram-se na literatura, artes plásticas, filosofia e ciência.
(MELLO, Leonel I.; COSTA, Luís César. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1993. p. 31.)
Relacione os artistas renascentistas, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.
COLUNA A
1- Leonardo Da Vinci
(1452-1519)
2- Michelangelo Buonarotti
(1475-1564)
3- Sandro Botticelli
(1445-1510)
4- Rafael Sanzio
(1483-1520)
COLUNA B
( ) Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e decorou a Capela Sistina (ambas no Vaticano) com algumas das mais conhecidas pinturas renascentistas, entre elas “A Criação de Adão”.
( ) Pintor, arquiteto, botânico, cartógrafo, engenheiro, escultor, físico, geólogo, químico e inventor, era o típico humanista. Uma de suas obras mais famosas foi o “Homem Vitruviano”, retratando a beleza e precisão da simetria humana.
( ) Rompeu com a tradição medieval ao enfatizar a liberdade de movimentos do corpo, em sintonia com o dinamismo renascentista. Uma de suas telas mais famosas é “O Nascimento da Vênus”.
( ) Tornou-se o artista mais popular do Cinquecento, expressando sentimentos religiosos e transferindo para suas obras equilíbrio, doçura e piedade. Entre suas obras mais importantes estão “Escola de Atenas” e “Madona Sistina”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
1 – 3 – 2 – 4
2 – 1 – 4 – 3
4 – 2 – 3 – 1
2 – 1 – 3 – 4
3 – 2 – 4 – 1