Com o assassinato de Júlio César (44 a.C.), seu sobrinho Otávio chegou ao poder, sendo nomeado Augusto pelo senado e iniciando a implementação de um novo regime. Sobre o tema, leia o que segue.
"[...] pela restauração da República, fui chamado de Augusto, por uma resolução do Senado. As portas de minha casa foram oficialmente decoradas com lauréis, a coroa cívica [um ramo de carvalho] foi colocada por sobre a entrada e, na Cúria Júlia, foi exposto o escudo dourado da bravura, que o Senado e o povo me haviam conferido por minha valentia , clemência, justiça e piedade, como aparece no próprio escudo."
BRUNT, P. A.; MOORE, J. M. Res Gestae divi Augusti - The achievements of the Divine Augustus. Oxford: Oxford University Press, 1967. Apud FUNARI, P. P. A. Império e Família em Roma. 3 ed. São Paulo: Atual Editora, 2005, p.6.
Com base no fragmento de texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Mesmo com todo o simbolismo salientado pelo fragmento, a restauração da República se tratava de uma questão de aparência.
II. Um aspecto que, de fato, mudou com a consolidação de Augusto no poder, foi o cenário devastador de guerras internas que assolavam Roma há cinquenta anos, pois o governante logrou acabar com a guerra civil e restaurar a paz.
III. A fim de governar sem rivais, Augusto restaurou plenamente a antiga República romana nos seus primeiros anos no poder, contudo esse regime não teve longa duração.
IV. A vitória de Augusto e sua consolidação no poder marcam a fundação do Império Romano, um império que durou o bastante para ter grande parte de suas características alteradas ao longo dos anos.
Estão CORRETAS as afirmativas
I, II e IV apenas.
I e III apenas.
I e II apenas
I, III e IV apenas.
I, II e III.