Com cerca de 250 000 espécies, as angiospermas formam o táxon mais diversificado dentre os vegetais e são definidas como plantas que produzem flores e frutos. O sucesso evolutivo desse grupo pode ser explicado, por exemplo, pela associação aos animais na polinização de suas flores e na dispersão de suas sementes.
Sobre a associação dos animais com as plantas e as estratégias de polinização e dispersão, é correto afirmar que
as flores atraem os polinizadores, que são sempre insetos, mas são os mamíferos que, atraídos pelos frutos, promovem a dispersão de sementes.
plantas que produzem apenas flores masculinas ou apenas flores femininas dependem de agentes polinizadores para a sua fecundação e de agentes dispersores de suas sementes.
plantas que produzem, ao mesmo tempo, flores masculinas e flores femininas não são polinizadas por animais para evitar a autofecundação, mas dependem deles para a dispersão de suas sementes.
plantas cujas flores são hermafroditas não precisam ser polinizadas, mas dependem dos animais para a dispersão de suas sementes.
plantas cujas flores não são atrativas para os animais não são polinizadas e, portanto, produzem frutos secos que dependem apenas do vento para a dispersão de suas sementes.