Unioeste 2011

Com base nos poemas abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa INCORRETA.

Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco. 
Também não cantarei o mundo futuro. 
Estou preso à vida e olho meus companheiros. 
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. 
Entre eles, considero a enorme realidade. 
O presente é tão grande, não nos afastemos. 
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. 

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, 
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, 
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, 
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. 
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, 
a vida presente. 

Fraga e sombra
A sombra azul da tarde nos confrange. 
Baixa, severa, a luz crepuscular. 
Um sino toca, e não saber quem tange 
é como se este som nascesse do ar. 

Música breve, noite longa. O alfanje 
que sono e sonho ceifa devagar 
mal se desenha, fino, ante a falange 
das nuvens esquecidas de passar. 

Os dois apenas, entre céu e terra, 
sentimos o espetáculo do mundo, 
feito de mar ausente e abstrata serra. 

E calcamos em nós, sob o profundo 
instinto de existir, outra mais pura 
vontade de anular a criatura.

Os mortos de sobrecasaca
Havia a um canto da sala um álbum de fotografias intoleráveis,
alto de muitos metros e velho de infinitos minutos,
em que todos se debruçavam
na alegria de zombar dos mortos de sobrecasaca.

Um verme principiou a roer as sobrecasacas indiferentes 
e roeu as páginas, as dedicatórias e mesmo a poeira dos retratos. 
Só não roeu o imortal soluço de vida que rebentava 
que rebentava daquelas páginas. 
 
a
As enumerações de evasão ou escapismo, às quais se opõe o eu lírico, presentes na segunda estrofe do poema “Mãos dadas”, aludem a situações comuns da poética romântica, da qual fizeram parte Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias e Casimiro de Abreu.
b
Em “Mãos dadas”, o poeta revela a perplexidade decorrente dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e, contrapondo os tempos, reitera seu compromisso com a realidade presente.
c
A oposição que aparece na última estrofe do poema “Fraga e sombra” constitui uma figura de linguagem característica dos textos barrocos de Gregório de Matos Guerra e de Padre Antônio Vieira.
d
O soneto “Fraga e sombra” ilustra a fase tradicional e formalista de Drummond, na qual, junto com Olavo Bilac e Raimundo Correia, funda a revista Festa.
e
A presença de “fotografias”, a que alude o poema “Os mortos de sobrecasaca”, é recorrente na poesia drummondiana, a exemplo dos versos “Itabira é apenas uma fotografia na parede. / Mas como dói!”
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D
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