Texto 7
01------------Ele foi cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na
02---distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não
03---conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou.
04---Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de
05---esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou,
06---subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não
07---se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais
08---do mato. Só pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da
09---cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima,
10---perguntou o que havia: “O que é que há?”
11------------O coveiro então gritou desesperado: “Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio
12---terrível!” – “Mas, coitado!” – condoeu-se o bêbado. – “Tem toda a razão de estar com frio.
13---Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!” E, pegando a pá, encheu-a de
14---terra e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
15---Moral: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem apela.
FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1991. p. 13.
Com base no texto 7 e de acordo com a variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.
Em “Ele foi cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar”, “foi” e “era” correspondem a flexões do verbo ‘ser’ no pretérito perfeito e no imperfeito, respectivamente.
A “Moral” da fábula explicita o ensinamento transmitido a partir da história, o de que devemos ser cuidadosos sobretudo nas situações mais difíceis.
A fábula de Millôr explora o sentido da solidariedade do bêbado e da gratidão do coveiro.
O uso do substantivo “mortinho” no diminutivo (linha 13) evidencia que o coveiro era um homem de baixa estatura.
O bêbado atende adequadamente o pedido do coveiro.
Para resolver esta questão, o estudante deve entender o contexto da fábula apresentada e identificar a moral da história. A fábula, um gênero textual que tradicionalmente termina com uma lição de moral, apresenta uma situação em que o coveiro, personagem principal, fica preso na cova que cavou e pede ajuda a um bêbado, que o entende errado e começa a cobri-lo de terra. A moral da história é um conselho sobre a importância de escolher a quem pedir ajuda em momentos difíceis.
Releia a moral da fábula para entender o ensinamento que ela quer transmitir.
Considere o contexto em que a ajuda é pedida e a reação do personagem que oferece ajuda.
Atente para o uso figurado da linguagem e ironias presentes no texto.
Confundir os verbos 'ser' e 'ir', especialmente em suas formas no passado.
Interpretar literalmente ações dos personagens sem considerar ironias ou o contexto maior da narrativa.
Tomar o uso de diminutivos de forma literal, sem compreender seu papel na construção de significado dentro do texto.
Desconsiderar a ironia do texto e entender a ação do bêbado como uma resposta adequada.
A compreensão de textos narrativos, como as fábulas, envolve identificar personagens, ações e o desenrolar dos eventos, além da lição moral que geralmente é apresentada no final da narrativa. A interpretação correta da mensagem e a identificação de ironias ou usos figurados da linguagem também são essenciais.