Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo 2023

Texto para as questões de 31 a 34.


Uma mulher de quarenta anos de idade deu entrada no pronto‑socorro de um hospital, relatando que, há oito dias, teve febre e dor ao urinar e recebeu medicação em uma UPA. A paciente apresentava quadro anêmico desde os dezessete anos de idade, fazendo uso de sulfato de ferro. Há seis meses, a paciente relatou que apresentava metrorragia, com dois episódios menstruais por mês, com aumento do fluxo menstrual, além de falta de apetite, salivação excessiva e fadiga extrema há quatro meses. No dia em que deu entrada no pronto‑socorro, foram realizados hemograma, urocultura, teste de Coombs direto e dosagem de ferritina. O hemograma apresentou alteração com valores reduzidos de 3,1 g/dL, RDW elevado (31,4%) – caracterizando uma anisocitose –, aumento de leucócitos (50.200/mm3) e plaquetas (518.103/mm3). Foi visualizada a presença de 38 eritroblastos em cem leucócitos contados. A ferritina foi dosada com valor de 420 ng/mL, mostrando‑se elevada, enquanto o teste de Coombs direto e de urocultura apresentaram resultados negativos. No mesmo dia da admissão hospitalar, a paciente recebeu uma transfusão sanguínea e, após duas unidades, foi coletada, no dia seguinte, uma nova amostra de sangue para análise. O hemograma mostrou certa melhora em relação a hemoglobina (8,5 g/dL), RDW (19,9%) e plaquetas (467.100/mm3), mas houve grande aumento de leucócitos (184.300/mm3) e 190 eritroblastos em cem leucócitos contados. Três dias após a admissão, o hemograma realizado constava hemoglobina em 9,3 g/dL, RDW com 33%, leucócitos em 140.103/mm3 e 222 eritroblastos em cem leucócitos contados. Os achados hemolíticos do último hemograma foram caracterizados como poiquilocitose de 3+, sendo eles drepanócito ++, esquizócito +++ e codócitos+. Uma semana após a admissão, no exame laboratorial, constavam poiquilócitos 1+, com eliptócitos +, codócitos +, drepanócitos + e corpúsculo de Howell‑Jolly +, melhorando a hemoglobina para 10,4 g/dL, RDW 24%, leucócitos 12.740/mm3 e cinco eritroblastos em cem leucócitos contados. Os demais exames laboratoriais não revelaram anormalidades significativas. Para fins investigativos, duas eletroforeses de hemoglobina foram realizadas, no intervalo de duas semanas: primeiramente, em pH alcalino; e, posteriormente, em pH ácido, confirmando o perfil de migração eletroforético da hemoglobina S.

Com base no caso clínico apresentado, é esperado que a análise por eletroforese de hemoglobina para um indivíduo adulto homozigoto normal apresente o perfil HbA

a

representando mais de 95% de todas as hemoglobinas, a HbA2 entre 2% a 3% e a HbF (fetal) menor que 1%.

b

representando até 90% de todas as hemoglobinas, a HbA2 entre 4% a 8% e a HbF (fetal) até 6%.

c

representando até 10% de todas as hemoglobinas, a HbA2 entre 4% a 10% e a HbF (fetal) entre 90% a 96%.

d

representando até 25% de todas as hemoglobinas, a HbA2 com 0,5% e a HbF (fetal) entre 75% a 80%.

e

entre 0% e 30%, a HbA2 entre 0% a 10% e a HbF (fetal) entre 6% a 100%.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar