Com base nas informações da notícia abaixo reproduzida, assinale a alternativa que elenca CORRETAMENTE os efeitos da ação humana que embasam a proposta dos cientistas para criação de uma nova periodização geológica.
O que é o antropoceno, a era geológica marcada pela ação humana
Se toda a história da Terra fosse condensada em apenas um dia, estaríamos nos últimos 20 segundos.
Não se engane: não faz muito tempo que habitamos este planeta!
Mas o impacto que já deixamos por aqui é significativo.
Por isso, os cientistas Paul Crutzen e Eugene F. Stoermer dizem acreditar que vivemos numa nova era geológica, que chamam de Antropoceno.
BBC Brasil, 17/01/2019. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46906076. Acesso em 05/03/2019.
A extinção massiva de espécies animais e vegetais após a Revolução Industrial; a sintetização de novos elementos químicos, até então inexistentes na natureza, a partir da aceleração de partículas subatômicas; e a aceleração do movimento de rotação da Terra, causado pela detonação de artefatos atômicos no subsolo e superfície terrestres.
Os registros geológicos da presença humana no globo, traduzida no acúmulo de determinados elementos químicos sobre a superfície do planeta; a crescente similaridade dos ecossistemas, resultado da introdução de espécies invasoras e da diminuição da biodiversidade; e as alterações climáticas, causadas primordialmente pelo uso de combustíveis fósseis.
O esgotamento das reservas de petróleo e gás natural, fruto da exploração desenfreada; o colapso da camada de ozônio na troposfera, causador do aquecimento global; e o derretimento da calota polar do Ártico, responsável pelo aumento do nível dos oceanos.
A virtual extinção de insetos polinizadores, eliminando as formas naturais de reprodução das plantas; a manipulação do código genético, condição para a criação de novas espécies; a disseminação das tecnologias de informação e comunicação, que uniformizaram os hábitos culturais por todo o globo.
A expansão da atividade humana para além do Cinturão de Kuiper, por meio das sondas espaciais; a exploração completa das camadas inferiores da litosfera, desvendando e prevendo eventos geológicos extremos como erupções e terremotos; e o uso da inteligência artificial, que possibilitou a criação de uma linguagem própria e exclusiva utilizadas pelas máquinas para a comunicação entre si.