Com as características de movimento musical, a Bossa Nova teve vida curta e intensa: surgiu em 1958 e durou até por volta de 1963. [...] Desencadeou uma febre comercial tanto no Brasil quanto nos EUA e, de repente, tudo era bossa-nova: calçados, eletrodomésticos, óculos, leite em pó, e até um jeito esquisito de pentear o cabelo — a marca servia para associar os produtos à ideia de ousadia, juventude e modernidade.
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2015.)
No Brasil, essa mudança cultural foi concomitante, no aspecto econômico,
ao desenvolvimento da produção de bens de consumo duráveis, sob influência do american way of life.
ao aumento das exportações de manufaturados para os Estados Unidos, nosso principal parceiro comercial.
à implantação da indústria siderúrgica a partir de empréstimos do Tesouro norte-americano.
ao período do “milagre”, marcado pelo início da entrada de empresas multinacionais estadunidenses.
à modernização do parque industrial e da estrutura fundiária, devido a pressões do governo norte-americano.