Com a técnica fotográfica proposta por Walter Benjamin, a arte como reprodução passou a ser pensada de um modo inteiramente diverso, não mais enquanto reprodução de um objeto ou tema, mas, sim, enquanto produção da própria obra. Essa nova perspectiva rompeu a tradição, lançando a modernidade em outro paradigma, em que o que contava não era mais imitar (a natureza ou os grandes modelos) ou ser original, mas, sim, o fato de não mais existir uma identidade única, fechada, da obra, do seu produtor e daquilo que eventualmente ela viesse a representar.
M. Seligmann-Silva. A segunda técnica em Walter Benjamin: o cinema e o novo mito da caverna. In: W. Benjamin. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2013, p. 28 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o fragmento de texto acima, julgue o item.
Assinale a opção correta com relação a conceitos de arte e ideias de Walter Benjamin.
Não existe arte sem ciência, como prova a invenção da fotografia. Dessa premissa decorre a ideia benjaminiana de que as ciências modificam a relação da sociedade com a arte.
Depreende-se da análise de Walter Benjamin que a pergunta sobre fotografia a ser feita é: como essa técnica tem transformado o próprio conceito de arte?
Na modernidade, a fotografia basicamente limitou-se a representar a natureza e os grandes modelos, a preço cada vez mais baixo.
A arte da modernidade busca unicidade, como comprovam o cinema e a fotografia.