Com a revolução científica do séc. XVII, assistimos ao triunfo da aplicação do método experimental matemático pelas ciências naturais e o começo da realização do ideal da ciência moderna de um pleno controle da natureza e da sociedade. As ciências humanas, quando surgem no século XIX, procuram garantir sua racionalidade e legitimidade científica tomando como referência as bem-sucedidas ciências naturais.
Nesse sentido verifica-se que
as ciências humanas surgem estabelecendo uma diferença entre fatos humanos e fatos físicos que são irredutíveis ao método experimental-matemático.
em seu início as ciências humanas não se preocupam em apenas quantificar os fenômenos humanos, mas procuram compreender seu sentido e significado ocultos.
na origem das ciências humanas, a tendência dita humanista procura adequar o método experimental matemático das ciências naturais ao estudo dos fenômenos humanos.
as ciências humanas, ao estabelecerem uma diferença entre fenômenos naturais e fenômenos humanos, privilegiam a interpretação dos fatos em detrimento de sua quantificação.
as ciências humanas surgem tentando assimilar e adaptar o método experimental matemático das ciências naturais, enfatizando os aspectos observáveis acerca do comportamento humano.