Com a publicação de “As regras do método sociológico” em 1895, Émile Durkheim postulou variados pilares sobre os quais se sustentariam as práticas e métodos aplicáveis pela Sociologia nos anos seguintes. Considere os seguintes trechos da obra:
do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa. (...) Um fato social pode, pois, ser acoimado de normal para uma espécie social determinada senão em relação com uma fase, igualmente determinada, de seu desenvolvimento”. p. 52
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”. p. 81.
Pode-se perceber, nos dois trechos selecionados, traços do
evolucionismo e do positivismo.
marxismo e do iluminismo.
liberalismo e da sociobiologia.
etnocentrismo e do estruturalismo.
culturalismo e da hermenêutica.