COM A LAMA NA ALMA
Metáforas são um perigo. Quando rompem suas barragens de figuração e jorram pelas encostas
do sentido literal, fenômeno menos raro do que parece, têm grande poder de destruição física.
Veja-se o proverbial “mar de lama”. Na crise que conduziu ao suicídio de Getúlio Vargas em 1954, a
expressão brandida pela UDN no parlamento e na imprensa virou um dos mais poderosos bordões
[05] da política brasileira em todos os tempos.
É a senha definitiva da denúncia – meio justificada, meio histérica – de uma corrupção supostamente
universal e sem freios instalada no seio do populismo de esquerda, arma de mobilização eleitoral
que o populismo de direita não inventou agora.
Curiosamente, a paternidade de “mar de lama” é atribuída ao próprio Vargas, que com imagem tão
[10] gráfica teria expressado a um coronel da Aeronáutica sua decepção com as jogadas corruptas de
Gregório Fortunato, chefe de sua guarda pessoal. Mas essa é outra história.
“Mar de lama” virou chavão, metáfora morta, mas em sua origem era uma imagem potente. É claro
que, entre aquele Brasil dos anos 1950, que mal engatinhava esperançosamente na modernidade,
e o de agora, mistura grotesca e já exausta de arcaico e pós-moderno, o mar de lama do Palácio do
[15] Catete ganhou um ar até bucólico de poça d’água, mas não é disso que quero falar aqui. O que me
interessa é a história de uma boa metáfora.
Na tradição rural – vastíssima nos sentidos geográfico e histórico – em que o Brasil nasceu e foi
criado, a lama simboliza o atraso. A urbanização é uma guerra contra ela. Carros de boi atolavam
na lama, vacas iam para o brejo.
[20] Além do atraso, coube à lama simbolizar a pobreza e a sujeira física e moral a ela associada:
metiam-se os pés cascudos no barro, emporcalhavam-se os tratadores de porcos em chiqueiros,
enlameavam-se reputações, chafurdava-se em charcos.
Pode parecer que, definitivamente suja, a lama tem o mesmo conjunto de sentidos em qualquer
cultura, mas não é assim. No repertório de diversos povos da antiguidade, a principal força
[25] simbólica da pasta de terra e água é positiva à beça: liga-se à criação da vida.
Na mitologia de gregos, sumérios, egípcios, chineses, hindus, iorubás e, claro, no próprio “Gênese”,
a humanidade foi moldada por mãos divinas tendo por matéria-prima algum tipo de argila, o que
pode estar mais perto da verdade do que se imagina.
O oceano goza de boa reputação científica como provável criadouro da vida na Terra, mas nunca abafou
[30] por completo a teoria do “laguinho morno” – cheio de lama, óbvio – que Charles Darwin propôs.
Com Mariana e, em versão incomparavelmente mais letal e absurda, Brumadinho, a velha lama brasileira,
agora acrescida de toneladas de metais venenosos e desprezo, não se limita a romper as barragens do
sentido figurado: soterra qualquer ligação com a vida que pudesse estar enterrada no barro.
Atraso, sujeira física e moral, tudo isso já parece pouco. Nossa lama simboliza a morte, ponto.
[35] Estamos enlameados até a alma.
SÉRGIO RODRIGUES
Adaptado de www1.folha.uol.com.br, 31/01/2019.
A história da expressão “mar de lama”, relatada por Sérgio Rodrigues, reforça uma ideia apontada no texto O que nossas metáforas dizem de nós.
Essa ideia está sintetizada na seguinte frase do texto base:
Com frequência são nossa bússola invisível, orientando tanto os gestos instintivos que fazemos como as decisões mais importantes que tomamos. (l. 10-12)
É muito provável que aqueles que concebem a vida como uma cruz e os que a entendem como uma viagem não reajam da mesma forma ante um mesmo dilema. (l. 12-13)
As figurações dão coesão às identidades coletivas, pois circulam sem cessar até se incorporarem à linguagem cotidiana. (l. 20-21)
As boas metáforas nos trazem outras perspectivas, fronteiras menos rígidas e novas categorizações que substituem aquelas já desgastadas. (l. 36-37)