Com a chegada do verão, aumenta o alerta contra as picadas de escorpião. Em 02/08/2021, a Secretaria de Saúde do Estado do Espirito Santo (SESA) publicou nota técnica na qual relata aumento dos acidentes causados por escorpiões entre os anos de 2016 e 2018. Os escorpiões são importantes na natureza por manterem o equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos. A espécie Titys serrulatus (escorpião amarelo), considerado mais perigoso que o preto, está extremamente adaptado a ambientes alterados pelo homem. Sua picada pode ser fatal, principalmente, em idosos acima de 70 anos e em crianças com menos de 30 quilos. Os escorpiões não atacam, e os acidentes com picadas acontecem quando a pessoa encosta ou pisa neles.
Disponível em: www.saude.es.gov.br. Acesso em: 10/01/2022.
Considere seu conhecimento sobre o assunto e assinale, entre as respostas listadas abaixo, aquela considerada correta.
O grupo ou classe Chilopoda (Myriapoda) abrange as aranhas, os escorpiões, as trilobitas, os ácaros e os carrapatos.
Os escorpiões são ovíparos, considerando que o embrião se desenvolve dentro de uma bolsa externa ao corpo da fêmea.
Os escorpiões são predadores que apresentam pedipalpos para captura de insetos, vermes, pequenos anfíbios, lagartixas e filhotes de aves.
A classe apresenta ainda quelíceras queladas em forma de pinça, localizadas na porção final da cauda, com função perfurante e também manipulador do alimento.
O télson, estrutura localizada na região bucal do escorpião, tem função de inocular o veneno digestor extracorpóreo na presa para posterior sucção do alimento.