Com a ascensão nazista ao poder em 1933, o partido ordenou boicotes econômicos antijudaicos, encenou a queima de livros e promulgou legislação antijudaica discriminatória. Em 1935, as Leis de Nuremberg definiram os judeus racialmente por ‘sangue’ e ordenaram a separação total dos chamados “arianos” e “não arianos”, legalizando assim uma hierarquia racista.
Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, Washington, DC. In. https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/antisemitism. Acesso em: 19 out 2021.
Na Europa, durante o período entre as duas Guerras Mundiais (1919-1939), surgiram regimes totalitários, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o stalinismo na União Soviética, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha.
Esses regimes tinham como principais características em comum:
o antimilitarismo e a defesa do comunismo, com exceção do fascismo italiano, conhecido por práticas econômicas liberais.
as orientações ideológicas do franquismo espanhol, que teve o apoio de fascistas e stalinistas, porém divergiram do antissemitismo nazista.
o nacionalismo, o autoritarismo, o intervencionismo estatal e a devoção ao líder da nação, acrescentandose ao nazismo alemão o antissemitismo.
o alinhamento às forças democráticas e capitalistas lideradas pelos Estados Unidos, salvo o franquismo, que defendeu um projeto autoritário comunista.
o liberalismo, o intervencionismo econômico e a devoção ao líder da nação, sendo o antissemitismo uma característica exclusiva do fascismo italiano.