Classificar as rochas significa usar critérios que permitem agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sobre os tipos de rochas – e suas características – assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas.
Para reconhecer se uma rocha é sedimentar do tipo intrusiva ou extrusiva, é necessário avaliar a sua textura. A formação das rochas sedimentares intrusivas é lenta, dando tempo para que os minerais em formação cresçam o suficiente para serem visíveis.
A compactação e/ou cimentação de fragmentos produzidos pela ação dos agentes intempéricos dá origem às chamadas rochas magmáticas extrusivas (formadas fora da crosta terrestre).
Parte das rochas ígneas são formadas a partir do acúmulo de matéria orgânica, tais como restos de vegetais, conchas de animais, excrementos de aves e outros que, por compactação, acabam gerando, respectivamente, turfa, coquina e guano.
Rochas magmáticas e metamórficas químicas ou não clásticas são formadas pela precipitação de radicais salinos, que foram produzidos pelo intemperismo químico e agora encontram-se dissolvidos nas águas dos rios, lagos e mares.
A transformação de uma rocha preexistente pode gerar como resultado uma rocha metamórfica. O processo geológico de transformação se dá por aumento de pressão e/ou temperatura sobre a rocha preexistente, sem que o ponto de fusão dos seus minerais seja atingido.