Cientistas dizem ter evidências da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Desde o rebaixamento de Plutão, o Sistema Solar passou a contar com oito planetas. Entretanto, com a suposta existência de um novo planeta, voltaria a ter nove. Em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas demonstram, por meio de modelos matemáticos e simulações de computadores, as conclusões de sua pesquisa. Entretanto, ainda não foi possível a observação direta do chamado “Planeta Nove”.
Com relação aos planetas integrantes do Sistema Solar, é correto afirmar que
Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela D’Alva ou estrela da manhã e por sua característica brilhante pode ser visto durante o dia.
Júpiter é o último (a partir do Sol) dos planetas rochosos, aparece como uma “estrela de fogo” à noite, possui calotas polares que contêm água.
Urano é conhecido como o “planeta azul”, mas não pela presença de água e sim pelo gás metano, possui treze luas.
Saturno é outro dos planetas rochosos, composto basicamente de hidrogênio e hélio, caracterizado pela existência de anéis formados por seus satélites.
Mercúrio é o menor e o mais interno, tem uma aparência similar a da lua com crateras de impacto e planícies lisas, não possui satélites naturais.