USF 2013/1

Cientistas descobrem rato que pode regenerar tecidos danificados

Mecanismo de 'autonomia' é conhecido em lagartixas e salamandras, mas é raro nos mamíferos

Miami - Uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida descobriu um tipo de rato africano que pode regenerar os tecidos danificados em um ferimento, o que pode levar a novas pesquisas na medicina regenerativa, informou nesta quinta-feira a instituição de ensino.

De acordo com cientista, animal regenera a 'pele, os folículos capilares e a cartilagem'

Segundo um estudo dirigido pelo biólogo da Universidade da Flórida Ashley W. Seifert, cujos resultados também foram publicados na revista científica Nature, o rato africano pode regenerar tecidos do corpo danificados após um ferimento.

O pequeno mamífero africano "parece que pode regenerar o tecido da orelha da mesma forma que uma salamandra consegue regenerar uma extremidade perdida pelo ataque de um predador", afirmou Seifert em comunicado.

"A pele, os folículos capilares e a cartilagem, tudo se regenera", disse o pesquisador, destacando que o mesmo não acontece com outros mamíferos, nos quais o "tecido de uma cicatriz se forma para preencher um ferimento".

Além disso, este tipo de rato também consegue regenerar o tecido de outras partes do corpo após sofrer um ferimento, mas de uma maneira menos eficiente que os tecidos da orelha. "Ele consegue regenerar os folículos capilares e a pele, mas os músculos abaixo da pele não se regeneram", explicou.

No entanto, esta descoberta "pode representar um novo modelo para a cura e a regeneração dos tecidos de seres humanos", acrescentou o cientista.

Seifert estava estudando a cura sem cicatrizes em animais anfíbios quando um colega lhe disse que um pequeno roedor africano parecia ter um mecanismo de defesa que podia "amputar uma parte do próprio corpo para escapar dos predadores".

Este mecanismo de "autonomia" já é conhecido em "lagartixas e salamandras", mas é muito raro nos mamíferos e até agora vimos apenas uns alguns roedores que podem se desfazer das caudas", detalhou em comunicado.

O que realmente chamou a atenção de Seifert foi a capacidade de cura dos ferimentos no rato africano, após submeter o pequeno roedor a uma biópsia realizada através de uma perfuração nas orelhas.

"Os resultados foram assombrosos", destacou o cientista da Universidade da Flórida, que destacou o fato de a biópsia mostrar que os "diversos tecidos do ouvido voltavam a crescer mediante a formação de estruturas de tipo blastema", o mesmo processo biológico que um salamandra utiliza para regenerar uma extremidade decepada.

Disponível em:

936741,0.htm> Acesso em: 28 set. 2012.

"Os resultados foram assombrosos", destacou o cientista da Universidade da Flórida, que destacou o fato de a biópsia mostrar que os "diversos tecidos do ouvido voltavam a crescer mediante a formação de estruturas de tipo blastema", o mesmo processo biológico que uma salamandra utiliza para regenerar uma extremidade decepada. O trecho destacado em itálico sugere a seguinte etapa do método científico:

a

observação.

b

hipótese.

c

dedução.

d

experimentação.

e

conclusão.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar