Cientistas da Agência Espacial Italiana anunciaram, no dia 25 de julho de 2018, que existe água líquida em Marte e de forma constante. Para especialistas, a descoberta desse reservatório subterrâneo permanente de água líquida aumenta, consideravelmente, as chances de haver vida no planeta. A água líquida e perene foi encontrada 1,5 km abaixo de uma camada de gelo, próxima ao Polo Sul de Marte. De acordo com os cientistas, a água está em temperatura abaixo do ponto de congelamento da água pura, cerca de 10 graus negativos, o que ocorre porque se trata de uma água altamente salinizada, com altas concentrações de magnésio, cálcio e sódio, que são elementos conhecidos por estarem presentes em rochas marcianas.
Disponível em: www.bbc.com – Acesso em: 25/07/2018. Adaptado.
Com base em seus conhecimentos sobre origem e desenvolvimento da vida na Terra, podemos afirmar que a descoberta científica citada aumenta as chances de haver vida em Marte porque
a vida na Terra se iniciou em mares de água gelada, onde as moléculas circulavam livremente e formavam ligações que deram origem às moléculas precursoras da vida.
o magnésio, o cálcio e o sódio foram os elementos químicos essenciais para formação das primeiras moléculas orgânicas nos mares primitivos da Terra.
a existência de água em estado sólido, líquido e gasoso representa a condição observada na superfície da Terra quando do surgimento dos coacervados.
a água é um componente fundamental do meio intracelular, portanto a vida, como conhecemos na Terra, depende diretamente da existência de água.
as condições observadas em Marte são semelhantes àquelas descritas no modelo proposto por Oparin para explicar o surgimento da vida na Terra.