UEMA 2011

Chuvas rompem uma série de barragens em Pernambuco e Alagoas, provocando uma cheia gigante que devastou quatro cidades arrastando milhares de casas e dezenas de vida com ela. Só que à diferença dos tsunamis, que não anunciam a catástrofe, a do Nordeste era perfeitamente previsível. As cidades destruídas pelas chuvas – e, em alguns casos, literalmente varridas do mapa – têm um histórico de enchentes anuais.
A matéria refere-se a um processo climático regido por ventos úmidos e a ocupação do espaço. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa que contém a afirmação correta quanto às explicações ao fenômeno.
a
Trata-se do clima litorâneo úmido, localizado desde o Rio Grande do Norte até a parte setentrional do estado de São Paulo. A massa de ar que mais influencia esse clima é a Tropical Atlântica e durante o inverno do hemisfério sul, por influência da massa Equatorial Atlântica, provoca maior incidência de chuvas no nordeste brasileiro. Essas chuvas são ainda alimentadas pelo ar oceânico que, especialmente neste ano, encontra-se mais quente, provocando maiores índices pluviométricos.
b
Esse é o clima tropical de altitude, onde os ventos vindos do sul, encontram maior umidade no Oceano Atlântico, que estão mais quentes nesse período, e alimentam as chuvas na borda da região nordeste. Esse fenômeno é recorrente em ciclos bianuais e neste ano com o aquecimento do pacífico pelo El Niño, houve incidência excessiva de chuvas.
c
O clima tropical do nordeste brasileiro é caracterizado pela ocorrência de chuvas no inverno, quando a massa Equatorial Atlântica possibilita que as frentes frias que chegam à região somem suas águas com a umidade oceânica que, neste ano, pelo efeito do La Niña, que vem ocorrendo no Oceano Atlântico, possibilita maior evaporação e formação de chuva.
d
A construção dos açudes pelo governo federal, ao longo dos últimos oito anos, não respeitou as análises fluviométricas e pluviométricas locais, ocasionando o rompimento das barragens, apesar de ocorrerem índices de chuvas pouco abaixo das médias anuais.
e
As chuvas do nordeste advêm da umidade da Amazônia, graças à força da massa Equatorial Atlântica que, nesse período, atrai a Continental Equatorial e a umidade do oceano. Neste ano, com o fenômeno La Niña, as águas do oceano Atlântico estão mais quentes e provocam mais chuvas.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar