China acaba com a política do filho único e permitirá 2 crianças por casal
O Partido Comunista da China anunciou nesta quintafeira (29/10/2015) o fim da política do filho único, permitindo que agora cada casal tenha até dois filhos.
O anúncio foi feito na reunião anual do partido. Todos os casais do país poderão agora ter dois filhos, uma reforma que põe fim a mais de 30 anos da política que limitava os nascimentos no país.
Disponível: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/china-acabacom-politica-do-filho-unico-e-permitira-dois-filhos-por-casal.html acesso: 23 de julho de 2016
Com relação ao tema e as teorias demográficas, assinale a afirmativa CORRETA.
A chamada teoria Malthusiana afirmava que os recursos naturais cresceriam a uma velocidade superior à população, resultando num quadro de fome em massa, no final do século passado.
Para os neomalthusianos, a queda da mortalidade não tem efeito se não for seguida do aumento da taxa de fecundidade, pois impediria o crescimento econômico do país.
Para os neomalthusianos os problemas ambientais globais são resultados do crescimento populacional acelerado.
A redução da natalidade, motivada pelas políticas demográficas, em médio prazo, leva à carência de mão-de-obra, ocasionando graves prejuízos à economia dos países onde ocorre.
O decréscimo no ritmo de crescimento da população urbana não resulta, sobretudo, da mudança de padrões comportamentais da sociedade.