-
Cena do filme A Onda (2008), baseado na experiência social A Terceira Onda de Ron Jones (1967).
-
A Terceira Onda foi uma experiência social para demonstrar as razões do sucesso do fascismo na Alemanha de Hitler. Foi conduzida por Ron Jones, professor de história do Ensino Médio de uma escola da Califórnia (EUA), em 1967. Seria possível um regime fascista ser implantado na atualidade, em um país democrático? Que fatores levariam pessoas comuns a abraçar uma ideologia totalitária, como o fascismo nazista? Para responder, o professor fez os alunos experimentarem diretamente o envolvimento em situações similares a uma cultura autoritária, criando o movimento da Terceira Onda, e convencendo os alunos da necessidade de eliminar a democracia, considerada um obstáculo à coesão social. O lema era: “força pela disciplina, força pela união, força pela ação, força pelo orgulho”.
-
A experiência conduzida em sala de aula permite desenvolver uma reflexão sociológica sobre a personalidade autoritária, concluindo que
a ideologia autoritária é própria da cultura germânica, uma vez que se trata de uma cultura etnocêntrica.
a submissão cega à autoridade é um traço social específico de segmentos sem acesso à escolaridade.
a ascensão do nazismo explica-se por razões econômicas, haja vista a crise alemã do entre guerras.
o autoritarismo é fruto de um oportunismo contingente de grupos sociais que desejam alcançar o poder, fora do jogo democrático.
o fascismo é uma forma de relação social, baseada na hierarquia e na opressão que se manifestam, inclusive, nas relações interpessoais.