Catalunha declara sua independência da Espanha
Os parlamentares catalães aprovaram, em votação secreta, a independência da Catalunha. Foram 70 votos a favor, dez votos contrários e dois em branco. A oposição havia se retirado do plenário minutos antes e se absteve de votar. A decisão aconteceu, aproximadamente, às 15h30min, no horário europeu (11h30min, no horário de Brasília).
De um lado, havia os que defendiam o referendo e a separação da Espanha; de outro, os que culpam o líder catalão, Carles Puigdemont, de ter prejudicado, enormemente, a economia da região e de forçar uma independência que não é a escolha da maioria da população.
Senado de Madri está reunido
Já em Madri, o Senado está reunido desde o início da manhã de hoje (27) para votar a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola, que deve destituir o presidente catalão e suspender temporariamente a autonomia da região.
Disponível em: agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 19 de maio de 2018.
A região da Catalunha surpreendeu a todos no cenário mundial ao declarar sua independência no final de 2017 e, desde então, passa por uma série de problemas, envolvendo o próprio governo e a Coroa Espanhola.
Quanto a esse acontecimento, pode-se afirmar que
a Catalunha é uma região pouco desenvolvida no território espanhol.
a cultura catalã é bastante influenciada pela Itália, por sua fronteira ao nordeste.
o movimento separatista catalão é o único em território espanhol, mas apenas um dos verificados no continente europeu.
banhada pelo Mar Mediterrâneo, a Catalunha é uma das regiões mais ricas da Espanha, com grande movimentação portuária e vocação turística.
os separatistas catalães possuem uma força paramilitar com o intuito de lutar pelo processo de independência, nos mesmos moldes do que foi feito na Irlanda do Norte, por meio do Exército Republicano Irlandês (IRA).