ENEM digital 2020

Caso pluvioso


A chuva me irritava. Até que um dia
 descobri que maria é que chovia.


A chuva era maria. E cada pingo
 de maria ensopava o meu domingo.


E meus ossos molhando, me deixava
 como terra que a chuva lavra e lava.


E eu era todo barro, sem verdura...
 maria, chuvosíssima criatura!


Ela chovia em mim, em cada gesto,
 pensamento, desejo, sono, e o resto.


Era chuva fininha e chuva grossa,
 Matinal e noturna, ativa... Nossa!

ANDRADE, C. D. Viola de bolso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952 (fragmento).

 

Considerando-se a exploração das palavras “maria” e “chuvosíssima” no poema, conclui-se que tal recurso expressivo é um(a)

a

registro social típico de variedades regionais.

b

variante particular presente na oralidade.

c

inovação lexical singularizante da linguagem literária. 

d

marca de informalidade característica do texto literário. 

e

traço linguístico exclusivo da linguagem poética.

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Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo da solução:

  1. Leitura e Compreensão do Poema: Leia atentamente o fragmento do poema "Caso Pluvioso" de Carlos Drummond de Andrade. Observe como a figura de "Maria" é introduzida e relacionada à chuva.

    "A chuva me irritava. Até que um dia
    descobri que maria é que chovia.
    A chuva era maria."

    Perceba que o eu lírico estabelece uma identidade entre "Maria" e a "chuva". Isso não é o uso comum do nome próprio "Maria", mas sim uma atribuição de significado novo, uma metáfora onde Maria representa ou se funde com a chuva.

  2. Análise da palavra "maria": A palavra "maria" não está sendo usada para se referir a uma pessoa específica com esse nome de forma literal dentro do contexto da chuva. O poeta ressignifica a palavra, usando-a como sinônimo ou metáfora para a chuva que o afeta profundamente ("E cada pingo / de maria ensopava o meu domingo"). Essa é uma exploração semântica, uma inovação no uso da palavra dentro do contexto poético.

  3. Análise da palavra "chuvosíssima": Identifique a palavra "chuvosíssima" no verso "maria, chuvosíssima criatura!". Note que essa palavra não existe formalmente no dicionário da língua portuguesa. Ela é formada a partir do adjetivo "chuvosa" com o acréscimo do sufixo superlativo absoluto sintético "-íssima". Essa criação de uma nova palavra (neologismo) intensifica a característica "chuvosa" de Maria (que, como vimos, é a própria chuva ou uma entidade associada a ela), conferindo grande expressividade ao verso.

  4. Identificação do Recurso Expressivo: O uso de "maria" como metáfora para chuva e a criação de "chuvosíssima" são exemplos de como a linguagem literária explora e renova o léxico (o conjunto de palavras de uma língua). O poeta não se limita às palavras e significados existentes; ele os manipula e cria novos para obter efeitos expressivos únicos e singulares.

  5. Avaliação das Alternativas: Analise as opções fornecidas à luz dessa compreensão:

    • A (registro regional): Não há indícios de que sejam termos regionais. São criações do autor.
    • B (variante da oralidade): Embora a oralidade possa ser fonte de inovações, "chuvosíssima" tem uma formação erudita (sufixo -íssima) e o uso de "maria" é uma metáfora elaborada, características da linguagem literária escrita.
    • C (inovação lexical singularizante): Esta opção descreve perfeitamente o que ocorre. Há uma inovação no léxico (ressignificação de "maria", criação de "chuvosíssima") que torna a linguagem do poema singular, única.
    • D (marca de informalidade): A criação lexical não é necessariamente informal. O uso do superlativo "-íssima" pode até ser considerado formal. A metáfora é um recurso expressivo, não de informalidade.
    • E (traço exclusivo da linguagem poética): Embora comuns na poesia, a inovação lexical e a metáfora não são *exclusivas* dela, podendo ocorrer em prosa literária também. A opção C é mais precisa ao focar na inovação e singularidade.
  6. Conclusão: O recurso expressivo utilizado pelo poeta ao empregar "maria" metaforicamente e criar "chuvosíssima" é uma inovação lexical que confere singularidade à linguagem literária do poema. Portanto, a alternativa correta é a C.

Dicas

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Observe como a palavra "maria" é usada no poema. Ela se refere a uma pessoa ou a outra coisa?
Pense na palavra "chuvosíssima". Ela existe no dicionário? Como ela foi formada e qual efeito ela causa?
Considere as características que diferenciam a linguagem usada na literatura da linguagem cotidiana ou de outras áreas.

Erros Comuns

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Confundir inovação lexical (criação/ressignificação) com regionalismo (opção A).
Associar a criatividade literária automaticamente à oralidade (opção B) ou à informalidade (opção D), o que nem sempre é verdade.
Não reconhecer "chuvosíssima" como um neologismo ou "maria" como uma metáfora.
Acreditar que recursos como neologismos e metáforas só podem ocorrer em poemas, e não em outros gêneros literários (opção E).
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Linguagem Literária: É uma forma de uso da língua que se caracteriza pela função poética e expressiva, explorando a sonoridade, o ritmo, o significado conotativo das palavras e a criatividade na construção textual. Frequentemente se desvia da norma padrão para criar efeitos estéticos e de sentido.
  • Inovação Lexical: Refere-se à criação ou renovação do vocabulário de uma língua. Pode ocorrer por meio de neologismos (criação de novas palavras, como "chuvosíssima") ou pela atribuição de novos significados a palavras já existentes (ressignificação ou semântica, como o uso de "maria" para "chuva").
  • Neologismo: Criação de uma palavra nova numa língua, seja por derivação (ex: "chuvosíssima" de "chuvosa"), composição, empréstimo ou outros processos. Na literatura, serve para expressar ideias novas ou de forma mais expressiva.
  • Metáfora: Figura de linguagem que consiste em usar uma palavra ou expressão em lugar de outra com base numa relação de semelhança subentendida entre elas. No poema, "A chuva era maria" é uma metáfora.
  • Singularidade na Literatura: Refere-se à originalidade e ao estilo único que um autor imprime em sua obra, muitas vezes através de escolhas lexicais, sintáticas e figurativas particulares.
17%
Taxa de acerto
Habilidade

Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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