Casamento
Adélia Prado
Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.
Disponível em: (http://www.jornaldepoesia.jor.br/ad01.html#casa)
Analise as afirmativas a seguir sobre o poema de Adélia Prado:
I. No poema, o eu lírico traz à tona a relação marido e mulher, fazendo notar que, nesse tipo de relação, há sempre a sobreposição de um em detrimento da posição do outro. Isso se explicita quando o eu lírico assinala “Meu marido, se quiser pescar, pesque, mas que limpe os peixes.”
II. Em “Coisas prateadas espocam: somos noivo e noiva”, a afirmação do eu lírico sobre o que ocorre com o casal em determinado momento de suas vidas propõe que o leitor reflita sobre a fragilidade do amor nos dias atuais e sobre a fragilidade do casamento desde todo o sempre.
III. No filme “A Hora da Estrela”, Susana Amaral, a diretora assim como Adélia Prado, no poema “Casamento”, tratam sobre problemáticas da condição humana. No poema de Adélia, o trecho “O silêncio de quando nos vimos pela primeira vez atravessa a cozinha como um rio profundo”, entretanto se distancia dessa discussão.
IV. Algumas poesias contemporâneas, aqui exemplificadas pelo poema “Casamento”, embora tenham uma estrutura métrica pouco rígida quando comparadas a um soneto clássico, por exemplo, possuem, em termos estéticos, valor considerável.
V. Assim como no poema de Adélia Prado, no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, podemos afirmar que o tema amor é tratado. No poema, isso se explicita quando o eu lírico anuncia que sempre está disposto a agir em parceria com o marido.
Está CORRETO o que se afirma em
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
IV e V.