ENEM 2009 (prova vazada)

Canção amiga
  Eu preparo uma canção,
  em que minha mãe se reconheça
  todas as mães se reconheçam
  e que fale como dois olhos.
  [...]
  Aprendi novas palavras
  E tornei outras mais belas.
  Eu preparo uma canção
  que faça acordar os homens
  e adormecer as crianças.
ANDRADE, C. D. Novos poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 (fragmento).
A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de
a

transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.

b

envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.

c

realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.

d

destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.

e

manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.

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Resposta
D
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão:

A questão pede para identificar o objetivo principal do uso da linguagem no fragmento do poema "Canção amiga" de Carlos Drummond de Andrade. Para isso, precisamos analisar o que o eu lírico expressa no texto e relacionar com as funções da linguagem.

Passo 1: Leitura e Interpretação do Fragmento

O eu lírico afirma que está "preparando uma canção". Ele descreve as características desejadas para essa canção: que seja reconhecida por sua mãe e por todas as mães, que "fale como dois olhos" (sugere expressividade, sinceridade), que "faça acordar os homens / e adormecer as crianças". Crucialmente, ele menciona o processo de criação e o trabalho com a própria linguagem: "Aprendi novas palavras / E tornei outras mais belas".

Passo 2: Identificação do Foco do Texto

O foco central do fragmento não é apenas expressar sentimentos (embora haja sentimentos envolvidos na criação), nem apenas descrever o mundo exterior, nem persuadir diretamente o leitor ou manter o canal de comunicação. O tema principal é o próprio ato de fazer o poema/canção, a reflexão sobre o processo criativo, a escolha e o tratamento das palavras ("Aprendi novas palavras / E tornei outras mais belas"). O poema fala sobre o fazer poético.

Passo 3: Relação com as Funções da Linguagem

  • Função Referencial/Denotativa: Centrada no referente, na informação objetiva. Não é o foco principal aqui.
  • Função Emotiva/Expressiva: Centrada no emissor, expressando sentimentos e emoções. Embora o eu lírico expresse seu desejo e intenção, o foco maior está no processo e na linguagem.
  • Função Conativa/Apelativa: Centrada no receptor, buscando persuadi-lo ou influenciá-lo. Não é o objetivo principal do fragmento.
  • Função Fática: Centrada no canal, buscando estabelecer, manter ou interromper a comunicação. Definitivamente não é o caso.
  • Função Poética: Centrada na mensagem, na forma como ela é construída, explorando a sonoridade, o ritmo, a seleção e combinação das palavras. Presente em todo poema, mas aqui há algo mais específico.
  • Função Metalinguística: Centrada no código, usando a linguagem para falar sobre a própria linguagem. O fragmento discute a preparação da canção, o aprendizado de palavras e o embelezamento delas. Isso é metalinguagem.

Passo 4: Avaliação das Alternativas

  • A: Incorreta. O foco não é transmitir informações sobre o mundo exterior (Função Referencial).
  • B: Incorreta. Não há um apelo direto ou persuasão explícita ao leitor (Função Conativa).
  • C: Incorreta. Embora haja expressão de sentimentos, o foco principal não são os sentimentos do eu lírico sobre o mundo, mas sim sobre o processo de criação poética.
  • D: Correta. O fragmento destaca explicitamente o processo de construção do poema ("Eu preparo uma canção", "Aprendi novas palavras / E tornei outras mais belas"), falando sobre o papel da linguagem e do poeta. Isso caracteriza a Função Metalinguística, que aqui se mescla à Função Poética.
  • E: Incorreta. A manutenção do contato comunicativo (Função Fática) não é o objetivo principal.

Conclusão

A linguagem no fragmento é utilizada principalmente com um objetivo metalinguístico, pois o eu lírico reflete sobre o próprio ato de criar a canção, sobre o trabalho com as palavras e sobre o papel do poeta/canção. Portanto, a alternativa D é a que melhor descreve esse objetivo.

Dicas

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Preste atenção aos verbos e ações descritas pelo eu lírico: o que ele está fazendo?
Observe as linhas que falam diretamente sobre 'palavras'. O que isso indica sobre o foco do poema?
Qual função da linguagem se caracteriza por usar a linguagem para falar sobre si mesma?

Erros Comuns

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Confundir a função metalinguística (foco na linguagem) com a função emotiva (foco nos sentimentos do eu lírico), pois o poeta expressa suas intenções e seu processo criativo, o que envolve subjetividade.
Acreditar que, por ser um poema, a função poética (foco na forma da mensagem) é sempre a resposta principal, sem notar a forte presença da reflexão sobre a própria linguagem (metalinguagem).
Interpretar o desejo de que a canção seja reconhecida pelas mães ou que acorde os homens como um apelo direto ao leitor (função conativa), quando na verdade faz parte da descrição das intenções do poeta sobre sua obra.
Focar apenas no conteúdo mencionado (mães, homens, crianças) e não no ato de "preparar a canção" e "aprender palavras", que é o tema central.
Revisão

Revisão de Conceitos: Funções da Linguagem

As funções da linguagem, propostas por Roman Jakobson, descrevem os diferentes objetivos ou ênfases que a comunicação pode ter, dependendo do elemento do processo comunicativo que está em destaque:

  • Função Referencial (ou Denotativa): Foco no contexto ou referente. Objetivo: informar, descrever a realidade de forma objetiva. Ex: Notícias, textos científicos.
  • Função Emotiva (ou Expressiva): Foco no emissor. Objetivo: expressar sentimentos, emoções, opiniões. Ex: Cartas pessoais, diários, poemas líricos (quando o foco é a subjetividade).
  • Função Conativa (ou Apelativa): Foco no receptor. Objetivo: persuadir, convencer, dar ordens. Ex: Publicidade, discursos políticos, manuais de instrução.
  • Função Fática: Foco no canal de comunicação. Objetivo: estabelecer, manter ou verificar o contato. Ex: "Alô?", "Entende?", "Certo?".
  • Função Metalinguística: Foco no código. Objetivo: usar a linguagem para explicar ou falar sobre a própria linguagem. Ex: Dicionários, gramáticas, poemas que falam sobre o fazer poético.
  • Função Poética: Foco na mensagem. Objetivo: elaborar a mensagem de forma criativa, explorando a sonoridade, o ritmo, as figuras de linguagem, a seleção e combinação das palavras. Ex: Poesia, prosa literária, publicidade criativa.

É importante notar que, em um mesmo texto, várias funções podem coexistir, mas geralmente uma delas predomina. Identificar a função predominante é chave para a análise de textos.

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