transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.
realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.
manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.
Análise Detalhada da Questão:
A questão pede para identificar o objetivo principal do uso da linguagem no fragmento do poema "Canção amiga" de Carlos Drummond de Andrade. Para isso, precisamos analisar o que o eu lírico expressa no texto e relacionar com as funções da linguagem.
Passo 1: Leitura e Interpretação do Fragmento
O eu lírico afirma que está "preparando uma canção". Ele descreve as características desejadas para essa canção: que seja reconhecida por sua mãe e por todas as mães, que "fale como dois olhos" (sugere expressividade, sinceridade), que "faça acordar os homens / e adormecer as crianças". Crucialmente, ele menciona o processo de criação e o trabalho com a própria linguagem: "Aprendi novas palavras / E tornei outras mais belas".
Passo 2: Identificação do Foco do Texto
O foco central do fragmento não é apenas expressar sentimentos (embora haja sentimentos envolvidos na criação), nem apenas descrever o mundo exterior, nem persuadir diretamente o leitor ou manter o canal de comunicação. O tema principal é o próprio ato de fazer o poema/canção, a reflexão sobre o processo criativo, a escolha e o tratamento das palavras ("Aprendi novas palavras / E tornei outras mais belas"). O poema fala sobre o fazer poético.
Passo 3: Relação com as Funções da Linguagem
Passo 4: Avaliação das Alternativas
Conclusão
A linguagem no fragmento é utilizada principalmente com um objetivo metalinguístico, pois o eu lírico reflete sobre o próprio ato de criar a canção, sobre o trabalho com as palavras e sobre o papel do poeta/canção. Portanto, a alternativa D é a que melhor descreve esse objetivo.
Revisão de Conceitos: Funções da Linguagem
As funções da linguagem, propostas por Roman Jakobson, descrevem os diferentes objetivos ou ênfases que a comunicação pode ter, dependendo do elemento do processo comunicativo que está em destaque:
É importante notar que, em um mesmo texto, várias funções podem coexistir, mas geralmente uma delas predomina. Identificar a função predominante é chave para a análise de textos.