Cálice (1978)
(Chico Buarque)
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor e engolir a labuta?
Mesmo calada a boca resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
[REFRÃO]
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa (...)
Cálice (2011)
(Criolo)
Como ir pro trabalho sem levar um tiro
Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita
E é capaz de tudo pra manter sua brisa
Os saraus tiveram que invadir os botecos
Pois biblioteca não era lugar de poesia
Biblioteca tinha que ter silêncio,
E uma gente que se acha assim muito sabida
Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mais não há preconceito se um dos três for rico,
pai.
A ditadura segue, meu amigo Milton
A repressão segue, meu amigo Chico
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a coqueine, pai
Pois na quebrada escorre sangue, pai.
(...)
As duas letras de música foram escritas em momentos históricos diferentes. Inspirado por Chico Buarque, autor da canção original, Criolo construiu uma nova letra para a clássica Cálice. Sobre as duas canções podemos afirmar que
tratam de temáticas diferentes, já que os períodos históricos abordados são distintos.
Criolo utiliza o recurso da intertextualidade para dialogar com a canção de Chico Buarque.
a canção criada por Criolo deforma a estrutura e a temática original, sendo uma paródia.
abordam a vida nas periferias dos grandes centros urbanos durante o século XX.
possuem a mesma estrutura métrica, característica marcante da música popular brasileira.