Caldeira (2000, p. 122) afirma: “é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem, expresso na teoria e na prática pedagógica”. Neste caso, a autora se refere à
avaliação escolar.
autoavaliação.
avaliação da aprendizagem.
avaliação cumulativa.
Para resolver essa questão, é necessário compreender o contexto em que a 'avaliação' é discutida pela autora. Caldeira se refere a algo que é um meio e não um fim, algo que está inserido e é influenciado por teorias e práticas pedagógicas, bem como modelos teóricos de sociedade, educação e aprendizagem. Portanto, a resposta correta deve abranger essas características.
Considere o contexto mais amplo e institucional em que a avaliação ocorre, não apenas o aspecto individual.
Lembre-se de que a avaliação mencionada pela autora é influenciada por teorias e práticas pedagógicas.
A avaliação é descrita como um meio, não um fim; pense em qual tipo de avaliação se encaixa melhor nessa descrição.
Interpretar a avaliação como um processo isolado e não como algo inserido num contexto educacional mais amplo.
Concentrar-se em tipos específicos de avaliação, como a avaliação da aprendizagem ou autoavaliação, sem considerar a descrição mais geral dada pela autora.
A avaliação escolar é uma ferramenta pedagógica que visa acompanhar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Ela é influenciada por concepções teóricas e sociais e moldada pelas práticas pedagógicas adotadas pelo educador. Avaliações podem ser formativas, somativas, diagnósticas, entre outras, e devem ser usadas como meio para alcançar objetivos educacionais, e não como um fim em si mesmas.