Vai prestar o CNU?

Prepare-se com a AIO e ganhe tempo direcionando os seus estudos

Inscreva-se já!
Ganhe 30% de desconto no lançamento

ENEM 2012

Cabeludinho


Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha avó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu não disiliminei ninguém. Mas aquele verbo novo trouxe um perfume de poesia à nossa quadra. Aprendi nessas férias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a não gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvir um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, não me escreve/ que eu não sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solidão do vaqueiro.

 

BARROS, M. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.


No texto, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes possibilidades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca 

A)

os desvios linguísticos cometidos pelos personagens do texto.

B)

a importância de certos fenômenos gramaticais para o conhecimento da língua portuguesa.

C)

a distinção clara entre a norma culta e as outras variedades linguísticas.

D)

o relato fiel de episódios vividos por Cabeludinho durante as suas férias.

E)

a valorização da dimensão lúdica e poética presente nos usos coloquiais da linguagem.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta E
2 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a todas as resoluções
Milhares de questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio. Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Boa tentativa, mas este é um texto de exemplo. Você precisa assinar a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais. Assine a aio para ter acesso a simulados reduzidos, mais de 150000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
20%
Taxa de acerto
13.5
Média de pontos TRI

Habilidade

Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Use IA e o maior banco de questões para conquistar a sua vaga dos sonhos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom, formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah, formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar