C6H12O6(s) + 6O2(g) → 6CO2(g) + 6H2O(l) + 2803,0kJ
O corpo humano apresenta um sistema de aquecimento e resfriamento para manter a temperatura entre 35,8 e 37,2°C. O conteúdo de energia do corpo aumenta com a ingestão de alimentos, pois substâncias, a exemplo da glicose, combinam-se com o gás oxigênio formando dióxido de carbono e água, como expresso na equação química em destaque.
Cerca de 40% da energia produzida é convertida em trabalho, para realização de contrações musculares, e a outra parte é trocada com a vizinhança, de modo que há alteração da temperatura corporal. Para regular esta temperatura, o corpo produz o suor, e a água líquida é convertida em vapor.
Sobre a conversão da glicose em dióxido de carbono e água, é correto afirmar:
A equação que expressa a conversão da glicose em dióxido de carbono e água não atende ao balanço de carga.
Para a equação química estar balanceada, basta igualar o número de elementos dos reagentes com o dos produtos.
A conversão da glicose em dióxido de carbono e água só atenderá à lei de conservação da massa se os reagentes forem adicionados em quantidades estequiométricas.
Como glicose, oxigênio, dióxido de carbono e água são substâncias moleculares, então o processo pode ocorrer sem alterar a composição química da matéria, característico de um processo físico.
Independente de o sistema ser aberto ou fechado, na conversão da glicose em dióxido de carbono e água, sempre haverá conservação de massa, pois a proporção em massa entre as espécies iniciais e finais é uma constante.