Brasília
Loucos profetas previram a tua existência
[...]
e nos seus mapas marcaram o centro do mundo
e nele tu estás
todas as lendas que cercam teu nome
jamais lograrão te explicar
nem a política, nem o teu preço
que foi tão penoso pagar
Tuas cidades satélites mostram o quanto és
uma aberração
vivem à margem da tua luxúria onde corre
o poder da nação
[...]
ARANTES, Guilherme. Brasília. Álbum Coração Paulista. Velas. 1980.
Desde a campanha eleitoral de Juscelino Kubitschek, em 1955, a indicação de grandiosidade para o seu suposto governo chamava atenção. O Plano de Metas, com os "50 anos em 5", propunha um salto de crescimento para o Brasil, ao mesmo tempo em que buscava difundir o que se firmava como "nacionaldesenvolvimentismo".
Enquanto marcos históricos, algumas interpretações destacam esse período como os "Anos Dourados" do País. Brasília fez parte desse projeto e permite discutir alguns elementos que ampliam essa plataforma governamental. Nesse sentido, relacione o trecho da composição acima, produzida no início da década de 1980, com o tema proposto. Observe como é tratado o processo de construção da Capital Federal e identifique os aspectos da crítica indicada pelo compositor ao mencionar qual seria sua relação com o resto do País. Tendo em vista essa reflexão, é CORRETO afirmar que
as cidades-satélites foram devidamente planejadas junto ao plano piloto original da construção de Brasília. Elas tinham como propósito atender aos trabalhadores e a suas famílias bem como proporcionar boa qualidade de vida para aquelas pessoas que construiriam e/ou trabalhariam nas funções públicas desenvolvidas na Capital Federal.
a proposição de construir Brasília dentro do período governamental de JK levou a extensas jornadas de trabalho e riscos constantes de acidentes e mortes, assim como conflitos nos canteiros de obras e casos de abusos de autoridade.
o final das obras ocasionou o retorno espontâneo da grande maioria dos trabalhadores às suas cidades de origem, a fim de evitar a expansão periférica. Isso permitiu que as cidades-satélites se tornassem verdadeiros modelos urbanísticos, exemplos de planejamento e ocupação.
a maioria dos trabalhadores que foram para Brasília em busca de alterar suas condições de vida alcançaram o esperado, sendo esse o resultado mais significativo da política JK no País.
a construção de Brasília atendia à imagem de interiorização do desenvolvimento e contou com propagandas e programas de rádio para se promover. Toda essa divulgação permitiu que não houvesse oposição sobre a transferência da capital, além de evitar qualquer dúvida sobre os gastos da obra.