ENEM 2020 segunda aplicação

    Brasil tem quase 3 mil lixões ou aterros irregulares, diz levantamento


    Apesar da lei que acabou com lixões, vazadouros funcionam normalmente.


    O Brasil ainda despeja 30 milhões de toneladas de lixo por ano, de forma inadequada, expondo os cidadãos ao risco de doenças. E isso, apesar da lei que determinou o fim dos lixões. Corta, descasca, abre a embalagem, joga fora os restos, espreme, corta mais, descasca mais, abre outra embalagem. Quantas vezes essas cenas se repetem por dia em milhões de lares brasileiros?

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 11 dez. 2017.


O recurso linguístico que interrompe o fluxo argumentativo para incluir o leitor na problemática do texto é a

a

apresentação de dados estatísticos imprecisos sobre os lixões.

b

descrição de ambientes destruídos pelos descartes incorretos.

c

enumeração de atividades ilustrativas de ações cotidianas.

d

discussão das leis sobre a redução dos lixões nas cidades.

e

explicitação dos riscos de doenças via contaminação.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para identificar o recurso linguístico que interrompe o fluxo argumentativo para incluir o leitor na problemática do texto. O recurso linguístico que faz isso é a enumeração de atividades ilustrativas de ações cotidianas, que serve para envolver o leitor na discussão e fazê-lo refletir sobre suas próprias ações e como elas contribuem para o problema em questão.

Dicas

expand_more
Pense sobre qual opção interrompe o fluxo argumentativo para incluir o leitor na problemática do texto.
Considere qual opção faz o leitor refletir sobre suas próprias ações.
Lembre-se de que o recurso linguístico em questão deve interromper o fluxo argumentativo.

Erros Comuns

expand_more
Não entender completamente a pergunta.
Não ler todas as opções de resposta.
Escolher a primeira opção que parece correta sem considerar todas as opções.
Revisão
O conceito principal envolvido nesta questão é a compreensão de texto e a identificação de recursos linguísticos usados para envolver o leitor e interromper o fluxo argumentativo.
54%
Taxa de acerto
8.0
Média de pontos TRI
Habilidade

Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar