BRASIL OBESO – UM PAÍS FORA DE FORMA
O peso do brasileiro está longe do ideal e, em pouco tempo, poderá ganhar proporções ainda maiores se hábitos saudáveis não entrarem, definitivamente, no cardápio das famílias. A Pesquisa do Orçamento Familiar (POF), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o excesso de peso pode alcançar dois terços da população adulta no país em cerca de 10 anos e chegar a patamares semelhantes aos dos Estados Unidos. Hoje, 49% dos brasileiros com 20 anos ou mais têm sobrepeso. A projeção considerou os últimos seis anos, período no qual a frequência de pessoas com problemas com a balança aumentou em mais de um ponto percentual ao ano – foi feito um comparativo entre a última POF, de 2002-2003, e a de 2008-2009.
(Jornal Estado de Minas, sábado 28 de agosto de 2010.)
Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO se justificou CORRETAMENTE o grande aumento de peso da população brasileira, nos últimos anos.
Está havendo uma tendência crescente de substituição de alimentos básicos e tradicionais na dieta brasileira – arroz, feijão e hortaliças – por bebidas e alimentos industrializados, como refrigerantes, biscoitos, carnes processadas e comida pronta.
Houve melhora na distribuição de renda nos últimos anos, o que possibilitou para as populações, antes menos favorecidas, o acesso a alimentos mais calóricos, como refrigerantes, sorvetes e guloseimas em geral.
Com a maioria da população brasileira vivendo em cidades e tendo que trabalhar fora, houve um aumento de refeições em lanchonetes, à base de salgadinhos, refrigerantes e fast-food , aliado, também, à diminuição das atividades físicas.
Houve um grande aumento nas campanhas de vacinação e grandes melhorias nas áreas da saúde e da educação, além das obras de saneamento básico que diminuem a incidência de várias doenças na população.