UEG 2013/1

BRASIL E ÁFRICA SUBSAARIANA: PARCERIA SUL-SUL PARA O CRESCIMENTO

[1] Atualmente, Brasil e África vêm restabelecendo ligações que poderão ter efeitos importantes sobre

[2] a prosperidade e o desenvolvimento de ambos. Na última década, a África tornou-se um continente de

[3] oportunidades, com tendências econômicas positivas e uma melhor governança.

[4] O crescimento de alguns países africanos, sua resistência às crises globais recentes e a

[5] implementação de reformas de políticas que fortaleceram os mercados e a governança democrática vêm

[6] expandindo o comércio e o investimento na região. Apesar dessa tendência positiva, muitos países

[7] africanos ainda enfrentam enormes gargalos de infraestrutura, são vulneráveis à mudança do clima e

[8] apresentam capacidade institucional deficiente. Consequentemente, a ajuda para o desenvolvimento

[9] continua sendo uma das principais fontes de apoio ao desenvolvimento em vários países do continente, de

[10] modo que a transferência e a troca de conhecimento ainda são necessidades prementes.

[11] A partir do final século XX, a África se tornou um dos principais temas da agenda externa do Brasil,

[12] que tem demonstrado um interesse cada vez maior em apoiar e participar do desenvolvimento de um

[13] continente que se encontra em rápida transformação. A intensificação do engajamento do Brasil com a

[14] África não somente demonstra a ambição geopolítica e o interesse econômico do Brasil: os fortes laços

[15] históricos e a afinidade com a África diferenciam o Brasil dos demais membros originais do BRICs grupo

[16] formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia e China e que incluiu depois a África do Sul].

[17] O crescimento econômico do Brasil, sua atuação crescente no cenário mundial, o sucesso

[18] alcançado com a redução da desigualdade social e a experiência de desenvolvimento oferecem lições

[19] importantes para os países africanos que, dessa forma, buscam cada vez mais a cooperação, assistência

[20] técnica e investimentos do Brasil. Ao mesmo tempo, multinacionais brasileiras, organizações não

[21] governamentais e diversos grupos sociais passaram a incluir a África em seus planos. Em outras palavras,

[22] a nova África coincide com o Brasil global.

[23] Complementando as fortes ligações históricas e culturais, a tecnologia brasileira parece ser de fácil

[24] adaptabilidade a muitos países africanos em razão das semelhanças geofísicas de solo e de clima. O

[25] sucesso recente do Brasil no plano social e econômico atraiu a atenção de muitos países de língua

[26] portuguesa com os quais o país possui ligações históricas.

[27] No que se refere à diplomacia, o Brasil mantém atualmente 37 embaixadas na África, comparado a

[28] 17 em 2002, um incremento correspondido pelo aumento do número de embaixadas africanas no Brasil:

[29] desde 2003, 17 embaixadas foram abertas em Brasília, somando-se às 16 já existentes, o que representa a

[30] maior concentração de embaixadas no Hemisfério Sul.

[31] Os países da África Subsaariana solicitam cooperação com o Brasil em cinco áreas principais:

[32] agricultura tropical; medicina tropical; ensino técnico (em apoio ao setor industrial); energia; e proteção

[33] social (figura ES.2). (Áreas de interesse relativamente menor incluem ensino superior, esportes e ação

[34] afirmativa.).

[35] No que se refere à agricultura, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em parceria com

[36] várias outras instituições brasileiras de pesquisa, atua com parceiros locais na implementação de projetos

[37] modelo em agricultura com o objetivo de reproduzir o sucesso alcançado no cerrado brasileiro – semelhante

[38] a alguns solos africanos − e aprimorar o desenvolvimento agrícola e o agronegócio na África.

[39] Investimentos do setor privado brasileiro na África tiveram início nos anos 1980 e chegaram a tal

[40] ponto que atualmente as empresas brasileiras atuam em quase todas as regiões do continente, com

[41] atividades concentradas nas áreas de infraestrutura, energia e mineração. A presença do Brasil chama a

[42] atenção devido à forma como as empresas brasileiras realizam seus negócios; elas tendem a contratar mão

[43] de obra local para seus projetos, favorecendo o desenvolvimento de capacidades locais, o que acaba por

[44] elevar a qualidade dos serviços e produtos. Dado o ambiente de negócios favorável aos investimentos

[45] brasileiros na África, a Agência Brasileira de Exportação vem fomentando a presença de pequenas e

[46] médias empresas no continente, por meio de feiras de negócios, por exemplo. As tendências analisadas em

[47] estudos internacionais indicam que o Brasil e a África desenvolvem, em conjunto, um modelo de relações

[48] Sul-Sul que pode ajudar a reunir os dois lados do Atlântico.

[49] Embora as relações entre o Brasil e a África tenham se intensificado muito na última década, ainda

[50] existem desafios consideráveis. Em particular, existe um desconhecimento nos dois lados do Atlântico. A

[51] maioria dos brasileiros possui conhecimento limitado e normalmente desatualizado sobre a África; as

[52] poucas informações que têm, muitas vezes, se limitam a Angola, Moçambique e, às vezes, à África do Sul.

[53] A burocracia de ambos os lados atrasa o comércio marítimo que chega a levar 80 dias, em vez de 10. O

[54] Banco Mundial poderia contribuir para a superação desses obstáculos, de modo a favorecer a ampliação do

[55] relacionamento entre a África e o Brasil e trazer benefícios adicionais para todos.

BANCO MUNDIAL/IPEA. Ponte sobre o Atlântico. Brasil e África Subsaariana: parceria Sul-Sul para o crescimento. Brasília: [s.n.], 2011. p. 1-8. (Adaptado).

Com relação aos itens “poderão” (linha 1), “parece” (linha 23), “pode” (linha 48), “poderia” (linha 54), nota-se que

a

eles apresentam um valor apenas estilístico e, por essa razão, poderiam ser suprimidos, sem prejuízo de sentido.

b

eles têm um valor expressivo e, por essa razão, poderiam ser suprimidos sem que se alterasse o sentido das frases onde ocorrem.

c

sua função é aumentar o grau de certeza dos enunciados, motivo pelo qual sua supressão acarretaria um prejuízo de sentido.

d

sua presença tem um valor modalizador, razão pela qual sua supressão alteraria o sentido das frases onde ocorrem.

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D
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