PUC-SP 2020

Brasil atinge 210 milhões de habitantes, diz IBGE

 

A população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes em 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2019 e foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quartafeira (28).

 

O número representa um aumento de 0,79% na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2018, o IBGE estimou um total de 208,5 milhões pessoas.

 

O estado de Roraima teve o maior aumento populacional, de 5,1%. Ano passado, a população estimada lá era de 576,5 mil habitantes, e este ano chegou a 605,7 mil — mais 29,1 mil pessoas. Segundo o IBGE, Boa Vista também foi a capital com maior taxa de crescimento no último ano: 6,35%.(...)

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/28/brasilatinge-210-milhoes-de-habitantes-diz-ibge.ghtml=

 

Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE a notícia ao lado

A)

O título da notícia evidencia a fase quatro da evolução demográfica, também chamada fase pós-industrial. Países com mais de 200 milhões de habitantes, obrigatoriamente, saem da fase de transição e adentram a fase quatro, considerada a última da evolução demográfica.

B)

O aumento de 0,79% da população, se comparado a 2018, prova a baixa taxa de fecundidade da mulher brasileira e o consequente crescimento vegetativo negativo, fato recente no país. Essa tendência estima uma redução da população absoluta brasileira até 2050.

C)

A relação entre a população e o número de municípios brasileiros evolui para o aumento da população nas cidades de pequeno porte populacional, aumentando a densidade das mesmas e diminuindo a população e a importância das metrópoles nacionais.

D)

O aumento populacional de Roraima é resultado do processo imigratório no estado. O fluxo de imigrantes venezuelanos é o principal motivo desse crescimento bem acima da média nacional. Mesmo com os números se elevando, Roraima continua o estado menos populoso da federação, com pouco mais de 600 mil habitantes.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a todas as resoluções
Mais de 200.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio. Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Use IA e o maior banco de questões para conquistar a sua vaga dos sonhos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom, formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah, formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Páginas
Informações
AIO Educação LTDA
37.533.069/0001-90
Rio de Janeiro - RJ
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar