Bioeletricidade
Desde a década de 1980, o Brasil usa a canade- açúcar para fazer a bioeletricidade. Em 2010, a produção de bioeletricidade para o sistema elétrico brasileiro foi equivalente à energia necessária para atender 20 milhões de pessoas.
Esta é a eletricidade feita com o bagaço e a palha da cana-de-açúcar: a bioeletricidade. (...) Em 2010, a produção brasileira de etanol de cana-de-açúcar atingiu 27 bilhões de litros. Consumido nos motores Flex, esse volume já evitou a emissão de 130 milhões de toneladas de CO2, o equivalente à absorção de uma floresta adulta de 915 milhões de árvores nativas.
Os dados a seguir são relativos à emissão de CO2 para cada mil litros de etanol produzido e consumido.
No ciclo completo, a emissão de CO2 pelo etanol é 89% menor que a da gasolina.
Fonte: Bioeletricidade – A energia verde e inteligente do Brasil. Disponível em:http://www.bioeletricidade.com.br/cartilha _bioeletricidade.pdf
Considerando os dados apresentados no texto Bioeletricidade acima, analise as afirmações a seguir.
l Com a produção de etanol de cana-deaçúcar e a sua queima pelos motores, em 2010 foram emitidos mais de 2.1011 toneladas de CO2.
ll Na produção e queima de etanol de canade- açúcar em 2010 o saldo de emissão de CO2 (Emissão - (Absorção+Evitada)) foi de 7,02.109.
lll Com uso do etanol pelos automóveis em 2010 evitou-se a emissão de 15.106 toneladas de CO2 no ciclo completo (produção e queima pelos motores) em relação ao uso da mesma quantidade de gasolina.
Assinale a alternativa correta.
Nenhuma delas está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.