\(\begin{matrix}278\\113\end{matrix}Nh\rightarrow\begin{matrix}254\\101\end{matrix}Md+x\begin{matrix}4\\2\end{matrix}\alpha\)
A nova Tabela Periódica, atualizada em março de 2017 pela IUPAC, contém os nomes e símbolos dos elementos químicos niônio113, moscóvio115, tennessínio117 e oganessônio118, em homenagem aos pesquisadores e descobridores japoneses, russos e americanos. Os novos elementos são transactinoides de existência efêmera, de frações de segundos e foram sintetizados nos aceleradores de partículas. Assim, completam o sétimo período da Tabela. A equipe de pesquisadores do niônio113, vai em busca do 119 e de suas propriedades, o primeiro elemento químico do oitavo período. As propriedades periódicas dos elementos químicos, organizados em grupos e períodos, estão relacionadas aos números atômicos e configurações eletrônicas. As tendências dessas propriedades são verificadas em um grupo ou de um grupo para o outro, ou entre elementos de um período.
HENRIQUES, Diogenes. IUPAC oficializa nomes e símbolos de novos elementos. Disponível em: <http://socientific.com.br/autor/ diogenes/>. Acesso em: 3 dez. 2016.
Considerando-se a Tabela Periódica atualizada e as tendências entre as propriedades dos elementos químicos, é correto afirmar:
Os átomos dos elementos químicos 113, 115, 117 e 118 apresentam números de camadas eletrônicas diferentes.
O elemento químico oganessônio possui configuração eletrônica, em ordem crescente de energia representada por [Rn]7s25f146d107p6.
O ponto de ebulição do niônio é superior ao do elemento químico boro.
As propriedades metálicas no sétimo período se acentuam do moscóvio ao tennessínio.
As tendências das propriedades periódicas do elemento químico 119, de configuração eletrônica representada por [Og]7d1, indicam que a densidade e o raio atômico são menores que os do lítio.