Barramento é o elemento responsável pela interligação dos demais componentes, conduzindo de modo sincronizado o fluxo de informações de uns para com os demais componentes como dados, endereços e sinais de controle. Em relação aos tipos de barramentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Barramento de instruções: é bidirecional, utilizado para realizar o intercâmbio de dados e instruções com o exterior; quanto maior a sua “largura”, maior o número de bits possíveis de se transportar simultaneamente.
Barramento externo: é responsável por interligar os diversos componentes do sistema de computação (memória ROM, unidades de entrada e saída), os periféricos cujas frequências de operação são inferiores à do processador.
Barramento de endereços: é unidirecional, constituído de um conjunto de linhas de endereço que indicam a posição de memória onde se encontra o dado requisitado. Uma vez dada a posição, a informação armazenada na memória passará à CPU através do barramento de dados.
Barramento de controle: é bidirecional, formado por um número variável de linhas, através das quais se controlam as unidades complementares (habilitação e desabilitação das memórias para leitura e escrita, permissão para periféricos ou coprocessadores acessarem as vias de dados e endereços). Transfere, para as diversas partes do sistema, sinais que definem e orientam toda a sua operação.