Atualmente, preza-se cada vez mais pela qualidade dos exames endoscópicos, o que inclui vários fatores, não apenas em relação ao examinador. Considerando a realização e indicações da colonoscopia, assinale a afirmativa correta.
A indicação mais frequente é o rastreamento, principalmente na investigação de dor abdominal.
A realização de preparo adequado é função apenas do paciente; não constitui indicador de qualidade em colonoscopia.
É considerada o padrão-ouro para o rastreio do câncer colorretal, permitindo, além do diagnóstico, a retirada de lesões precursoras, modificando o curso da doença.
A Taxa de Detecção de Adenomas (TDA) é definida como a fração de colonoscopias nas quais, pelo menos, um adenoma foi detectado e não está relacionada à qualidade em colonoscopia.
São fatores que influenciam negativamente na eficácia do exame: preparo inadequado; alta taxa de intubação cecal; tempo reduzido de retirada do aparelho; e, experiência do examinador.