Atrito diplomático entre Pequim e Londres por papoula de papel
O primeiro-ministro britânico David Cameron, que visita a China, se recusou na quarta-feira dia 10/11/2010 a atender um pedido oficial de Pequim para retirar de sua lapela uma papoula que homenageia os soldados mortos em combate, flor que evoca para os chineses as guerras do ópio perdidas no século XIX.
Ao contrário da Grã-Bretanha, onde a papoula que tradicionalmente homenageia os mortos pela pátria, as autoridades chinesas consideram a flor um símbolo da humilhação, afirmou uma fonte britânica que pediu anonimato.
(Fonte: http://willamescosta.blogspot.com/2010/11)
A respeito do panorama da guerra do ópio, durante o Imperialismo Inglês na China, podemos afirmar como consequência do conflito que:
os ingleses derrubaram o sistema do Xogunato e estabeleceram um governo na China liderado por chefes militares que puseram fim aos Samurais.
houve a decretação da Paz de Panmunjom pelos Chineses que consumiam o ópio do governo Inglês e o interesse em continuar com o comércio após o término do conflito.
a Conferência de Bandung garantiu a propriedade privada, a concessão de independência com transferência do poder para elites locais e fortes vínculos com dependência capitalista.
o tratado de Nanquim, imposto ao Governo Chinês, estabeleceu a abertura de 5 portos ao livre comércio, a eliminação do sistema fiscalizador, além de colocar Hong Kong sob domínio Inglês.