Atribui-se ao presidente Washington Luís (1926-1930) a frase “a questão social é questão de polícia”. Ainda que os registros históricos indiquem que tal frase nunca tenha sido dita, e sim “a agitação operária é uma questão que interessa mais à ordem pública do que à ordem social”, a frase acabou indicando para a posteridade a postura do governante frente a importantes episódios da vida política nacional.
Revista da Faculdade de Direito da USP. MAGANO, Octavio Bueno. “Washington Luís e a questão Social”. 1995 Disponível em www.periodicos.usp.br/rfdusp/article/download/67288/69898. Acesso em 20/07/2018.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a quais episódios fazia referência Washington Luís à época em que sua manifestação foi registrada (1920).
Revolta da Armada, que fez com que parte do operariado e dos militares se insurgissem contra o governo federal.
Revolta da Vacina, movimento de oposição à vacinação que foi liderado pelos sindicatos de operários em SP e no RJ.
Cangaço, que lutava contra o latifúndio no Nordeste e buscava desestabilizar o governo federal por meio de escaramuças e atentados à propriedade.
Greve Geral de 1917 e a influência do anarcosindicalismo junto ao operariado paulista.
Tenentismo, movimento liderado por jovens militares e apoiado pelo operariado, que visava a implantação de um governo socialista no Brasil.