Átomo é uma palavra que vem do grego e quer dizer “indivisível”. O homem na sua busca por tentar entender do que é feito a matéria buscou sempre formular modelos a respeito do átomo, que seria a menor parte da matéria. Porém, hoje sabe-se que mesmo o que chamamos de átomo na verdade possui partes distintas. Sobre os modelos atômicas assinale a alternativa correta:
A teoria atômica de Dalton compreendia os diversos átomos como esferas maciças indivisíveis de mesmo tamanho.
O modelo atómico de Borh previu que os elétrons se moviam em orbitas circulares e quantizadas determinadas ao redor do núcleo, descrevendo bem diversos elementos como H, C e Fe.
O modelo atômico de Rutherford propôs que os átomos eram divididos em um núcleo com carga positiva e elétrons se movendo em órbitas circulares, ao redor do núcleo.
O modelo atômico de Thompson propôs que átomos eram indivisíveis, porém com cargas elétricas negativas espalhadas pelo átomo similar a passas em um pudim de passas.
Os modelos atômicos de Dalton e Thompson não contribuíram com o modelo atômico atual porque não previam a divisibilidade dos átomos.