Atentando-se para a produção e para a transformação do espaço agrário brasileiro, para a modernização da agricultura e das estruturas agrícolas tradicionais, o agronegócio e a agricultura familiar, é correto afirmar:
As sesmarias eram pequenas extensões de terras compradas pelos colonos dos donatários das capitanias hereditárias ou dos governadores-gerais do Brasil Colônia.
A produção agrícola de subsistência, no Brasil colonial, era praticada pelos colonos que trabalhavam nas fazendas de café.
A Lei de Terras de 1850 facilitava o acesso à terra aos escravos, que foram sendo libertados, e aos imigrantes, que começavam a chegar no país.
A produção agrícola de subsistência, na atualidade, está ligada às pequenas propriedades, possuem algum caráter mercantil, e fornecem aos centros urbanos cereais, leguminosas e tubérculos.
A agricultura familiar é um sistema de produção agrícola cujo gerenciamento é sempre realizado pelo proprietário da terra e apresenta vários modelos, como o de jardinagem, tradicionalmente praticado no Recôncavo baiano.