PUC-Campinas Direito 2014

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

 

  Os gregos e os romanos aceitavam a escravidão porque não imaginavam que uma sociedade pudesse funcionar sem escravos. Como Sêneca, insistiam apenas em que se reconhecessem direitos aos escravos: que fosse, por exemplo, proibido utilizá-los com finalidades sexuais. Estamos nós, hoje, na mesma posição quanto à pobreza. Estamos convencidos de que uma sociedade justa deve procurar erradicá-la. Mas, como não conseguimos conceber os meios que permitam atingir esse objetivo, aceitamos que uma sociedade comporte grandes bolsões de pobreza. Em contrapartida, não hesitamos em condenar a prática da escravidão.

(BOUDON, Raymond. O relativismo. Trad. Edson Bini. São Paulo: Loyola, 2010. p. 41)

 

Tal como o texto indica, os escravos eram considerados essenciais na Roma antiga, principalmente com a expansão de seus domínios territoriais, pois

a

a economia passou a depender cada vez mais dessa mão de obra, na medida em que a demanda crescia e os prisioneiros de guerra eram conduzidos a trabalhar em funções antes exercidas por homens livres.

b

serviam como gladiadores, combatendo em terras longínquas em nome da república romana, atuação que favoreceu a ocorrência de muitas rebeliões escravas, como a liderada por Espártaco em 73 a.C.

c

aqueles escravos que se destacassem como bons trabalhadores eram alçados à condição de cidadãos, passando a gozar de direitos sociais e devendo contribuir com impostos.

d

o império romano se estruturou sobre bases agrícolas, sendo a mão de obra escrava fundamental para garantir a produtividade e os lucros com o comércio de seus produtos.

e

o luxo e o confortável estilo de vida dos patrícios e plebeus, em Roma, eram mantidos às custas do trabalho escravo, responsável, ainda, pelo entretenimento garantido pela política do “pão e circo”.

Ver resposta
Ver resposta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar