Até sua indicação para o ministério, com mais de cinquenta anos, Pombal tivera uma carreira relativamente obscura como representante de Portugal na Inglaterra e diplomata na Corte austríaca. Sua obra, realizada ao longo de muitos anos (1750-1777), representou um grande esforço no sentido de tornar mais eficaz a administração portuguesa e introduzir modificações no relacionamento Metrópole-Colônia. A reforma constituiu uma peculiar mistura do velho e do novo [...]. Ela combinava o absolutismo ilustrado com a tentativa de uma aplicação consequente das doutrinas mercantilistas. Essa fórmula geral se concretizou em uma série de medidas.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13a ed. São Paulo: EDUSP, 2010, p.109-110 (Didática; 1) Adaptado.
Entre tais medidas, não podemos incluir
a cobrança de impostos atrasados sobre a região mineradora, também conhecida como derrama, com o intuito de aumentar rapidamente o ingresso de metais preciosos na metrópole.
a expulsão dos jesuítas e a instituição do ensino laico, com o intuito de desvincular o ensino dos religiosos e atender às queixas dos fazendeiros, que temiam o poder econômico e social das reduções jesuítas.
a transferência da capital colonial de Salvador para o Rio de Janeiro, com o intuito de aumentar o controle sobre as riquezas que entravam e saíam do Brasil, especialmente aquelas provenientes da região mineradora.
o fim das capitanias hereditárias e a criação de Companhias de Comércio, com o intuito de dinamizar a produção agrícola e o comércio entre metrópole e colônia, além de acelerar o processo de ocupação do interior do Brasil.
o estímulo à produção de fumo na região sul do Brasil, com o intuito de descentralizar sua produção, até então concentrada na região sudeste, e assim melhor abastecer o nordeste brasileiro, maior consumidor interno do produto, como também o mercado europeu.