PUC-Campinas 2020

Até a década de 1920, o modo predominante de transporte em São Paulo era coletivo e sobre trilhos – bondes e trens. Segundo Mário Lopes Leão, a cidade tinha, em 1933, uma rede de bondes com 258 km de extensão, três vezes maior do que a extensão atual do metrô. Em 1942, as linhas de bonde tinham encolhido 41 km (...). Assim, o sistema de bondes vai decaindo até desaparecer em 1968.

(ROLNIK, Raquel e KLINTOWITZ, Danielle. “Mobilidade na cidade de São Paulo”. Estudos Avançados, 25 (71), 2011, pp. 89-108)

O crescimento ocorrido na cidade de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX, perceptível, entre outros indicadores, pela ampla rede de bondes existentes em 1933,
a
sinaliza o crescimento populacional decorrente da chegada de milhares de imigrantes europeus ao Brasil, que fugiram da I Guerra Mundial e da ameaça de novo conflito decorrente do revanchismo que se estabeleceu após a derrota da Tríplice Aliança.
b
demonstra o poder econômico da elite paulista, resultante das exportações do café plantado nos Vales do Paraíba e do Ribeira, cujos lucros foram investidos maciçamente na urbanização e modernização da cidade, onde famílias de fazendeiros se instalavam em ricas mansões.
c
comprova o nível de investimento do governo federal em São Paulo, capital econômica do país, como forma de garantir o apoio político da oligarquia paulista, no contexto da chamada “política do café com leite”.
d
traduz um período de prosperidade econômica iniciado no final do século anterior e marcado por grande afluxo populacional decorrente da política imigratória gestada pelos fazendeiros, com apoio e propaganda governamentais.
e
atesta a importância das relações econômicas entre Brasil e Estado Unidos, o maior comprador de café antes da Grande Depressão, uma vez que a instalação do sistema de bondes, gás e iluminação esteve a cargo da Light & Power Company.
Ver resposta
Ver resposta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar