Assinatura do pacto de mayflower. Colonos recém-chegados da Inglaterra assinam um acordo pelo qual prometem estabelecer o autogoverno na colônia norte americana. Era o embrião de uma atitude política autônoma em relação à metrópole.
No século XVII, desembarcaram os primeiros colonos provenientes da Inglaterra e responsáveis pelo início da colonização britânica no continente. A efetiva colonização inglesa na América do Norte começou em 1607, em Jamestown, na Virgínia. Nos anos subsequentes, novas colônias seriam criadas na região. Em meados do século XVIII havia na América do Norte treze colônias sob o domínio da Inglaterra. Embora subordinadas às leis inglesas, gozavam de relativa autonomia no que dizia respeito aos assuntos internos, mas as relações entre as colônias e a Metrópole foram deteriorando-se em decorrência de restrições e imposições do governo inglês.
Considerando o contexto histórico e o seu conhecimento, pode-se afirmar que
as treze colônias inglesas da América do Norte já haviam atingido alto grau de maturidade política, econômica e social.
os colonos não eram obrigados a comprar da Inglaterra os produtos que necessitavam e nem a vender o que produziam apenas para esse país.
as indústrias nas colônias não sofriam restrições nem eram impedidas de comerciar livremente.
o movimento intelectual intenso na América não desempenhou papel importante na evolução da sociedade norte-americana.
as colônias do sul realizavam o comércio triangular com a África e as Antilhas.