Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos 2022

Assinale a opção correta a respeito de estratégia de posicionamento.

a

Os pontos de paridade referem-se a associações não necessariamente exclusivas à marca, mas que podem ser compartilhadas com outras marcas.

b

Estratégia de posicionamento, também conhecida como estratégia de diferenciação, relaciona-se a como criar diferencial para o produto por meio de seu posicionamento no mercado.

c

É importante que os profissionais de marketing de uma empresa que pretenda se destacar positivamente no mercado criem ações que diminuam os pontos de diferenças e que maximizem os pontos de paridade de seus produtos.

d

Os pontos de diferenciação de categoria são associações vistas pelos consumidores como essenciais para que um produto seja digno e confiável o suficiente para pertencer a determinada categoria de produto ou serviço.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A

Resolução

Para resolver essa questão, o estudante deve entender o que são pontos de paridade e pontos de diferenciação em estratégias de posicionamento de uma marca no mercado. Os pontos de paridade são atributos ou benefícios que não são exclusivos de uma marca, mas que são comuns e necessários para poder competir no mercado. Por outro lado, os pontos de diferenciação são aqueles que tornam a marca única e se destacam frente aos concorrentes.

Dicas

expand_more

Pense sobre o que torna uma marca similar às outras e o que a faz se destacar no mercado.

Lembre-se que para competir em um mercado, há certas expectativas que todas as marcas devem atender.

Os pontos de paridade são atributos básicos compartilhados, enquanto os pontos de diferenciação são únicos para a marca.

Erros Comuns

expand_more

Confundir pontos de paridade com pontos de diferenciação, atribuindo a eles o significado oposto.

Acreditar que estratégia de posicionamento é apenas sobre diferenciação, ignorando a importância dos pontos de paridade.

Revisão

Em estratégia de posicionamento, trabalhamos com dois conceitos principais: pontos de paridade, que são aspectos em que uma marca precisa ser igual às outras para ser considerada pelos consumidores; e pontos de diferenciação, que são características que fazem uma marca se destacar das demais. A estratégia de posicionamento é essencial para criar uma identidade de marca e influenciar a percepção do consumidor.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar