Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento social e político brasileiro.
A obra Formação do Brasil contemporâneo, de Caio Prado Júnior, mostrou uma chave para explicar o passado nas instituições que as classes sociais produzem, o que fez a partir de um referencial fundado na sociologia compreensiva de Weber.
Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre, é uma obra marcada por reconhecimentos e críticas. Entre as críticas mais recorrentes, encontra-se a acusação de ter sido inventora de um paraíso racial brasileiro pouco conflitivo.
Florestan Fernandes, visando a compreender como se formava uma categoria social nova, uma classe em substituição à condição de escravo, adotou a perspectiva simmeliana para examinar as relações microssociológicas dos negros no espaço urbano paulista.
Orientado por uma teoria estrutural keynesianista, Celso Furtado trouxe contribuições importantes para a compreensão do desenvolvimento econômico nacional a partir da noção conhecida como crítica à razão dualista.
Francisco de Oliveira, ao criticar os estudos cepalinos, advertiu que não se pode tomar o classicismo do modelo ocidental como regra estrutural para explicar todas as sociedades, inclusive o Brasil, tendo, com isso, esboçado um ensaio orientado pelo pensamento weberiano intitulado Ornitorrinco.