Assinale a alternativa correta relacionada ao período da história brasileira conhecida como Segundo Reinado (1840 - 1889).
A Guerra do Paraguai ocorreu na década de 1860 e foi o maior evento bélico que contou com o envolvimento e o protagonismo do Brasil; após unir-se a duas repúblicas platinas (Argentina e Uruguai), o Império pôde empreender um forte ataque ao Paraguai, vencendo-o em 1870, com a tomada de Assunção e a morte de Solano López, fatos que fortaleceram o poder e o prestígio do imperador.
A Revolução Farroupilha foi um ato de contestação dos pecuaristas gaúchos que não concordavam com as imposições do governo imperial e proclamaram a República Juliana contra a vontade de Dom Pedro II. Este evento marca a força do imperador, que promoveu a criação dos corpos militares de Voluntários da Pátria, a fim de combater os revoltosos e reincorporar o território gaúcho e catarinense ao Império.
Durante o Segundo Reinado, foi abolida a escravidão no Brasil, um processo longo e envolto em uma série de acordos com a Inglaterra, muitos deles unilaterais, mas que ao final do processo (1888) contou com grande apelo popular e apoio das elites nacionais, neste momento já impregnadas pelo ideal republicano de igualdade e de liberdade.
A Proclamação da República foi um ato de modernização do Brasil no setor político, pois contou com a renovação política e com o total apoio da elite nacional, em um processo marcado por ampla adesão popular e caracterizado por delegar o poder político aos grandes produtores de café, inaugurando o período chamado de “república do café com leite”.
Foi durante esse período da história brasileira que o café se tornou o grande produto agrícola nacional, figurando como principal produto do País até as primeiras décadas do século XX e contando ora com trabalho escravo, ora assalariado; a força econômica que o café proporcionou aos latifundiários brasileiros conferiu, ao final do século XIX, os primeiros esforços para modernizar o País.